CEREST/Vales realiza reunião técnico pedagógica sobre Doenças Relacionadas ao Trabalho

Na atividade foram abordadas as doenças relacionadas ao trabalho, incluindo a Covid 19.


Neste terça-feira (28), o CEREST/Vales realizou a segunda reunião de apoio técnico-pedagógico aos municípios e demais interessados em Saúde do Trabalhador.

Na atividade, a médica do trabalho, Adriana Skamvetsakis, abordou sobre as doenças relacionadas ao trabalho, enfatizando o papel do Trabalho como um dos determinantes e condicionantes de Saúde. Destacou ainda a importância para o estabelecimento da relação causal entre a doença e o trabalho, além do exame clínico e exames complementares, considerar a histórica clínica e ocupacional, informações sobre o local de trabalho, os dados epidemiológicos e da literatura atualizada e a própria experiência dos trabalhadores. 

Também foi discutido a relação da covid19 com o trabalho, considerando o conceito proposto pela Frente Ampla em Defesa da Saúde dos Trabalhadores, de que a Covid relacionada ao Trabalho refere-se aos casos da doença contraída por trabalhadores que precisam exercer suas atividades de trabalho fora de seus domicílios, assim como por aqueles que, em decorrência de atividades econômicas desenvolvidas em seu domicílio, têm contato com pessoas de fora de seu convívio domiciliar.

A atividade contou com a participação de profissionais de saúde da área de abrangência do CEREST/Vales, de responsáveis pela Saúde do Trabalhador das Coordenadorias Regionais de Saúde - CRS, de técnicos da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Centro Estadual de Vigilância em Saúde - DVST/CEVS,  de outros CEREST, de representantes do Controle Social, entre outros.

Abaixo, material utilizado na atividade:

 doencas_relacionadas_ao_trabalho.pdf

 

 

Clique em exibir as imagens para ver

Clique em exibir as imagens para ver

« Voltar