CEREST/Vales


A Política Nacional de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (PNST/MS) visa a redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, mediante a execução de ações de promoção, reabilitação e vigilância na área de saúde (Portaria MS nº 1125/2005). Uma das diretrizes da PNST é a estruturação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) composta por Centros de Referência, estaduais e regionais, em Saúde do Trabalhador (CEREST) e por uma rede de serviços médicos e ambulatoriais de média e alta complexidade.

Os Centros Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador são serviços de saúde que têm por função o provimento de retaguarda técnica para o SUS nas ações de prevenção, promoção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e vigilância em saúde dos trabalhadores e trabalhadoras, urbanos e rurais, independentemente do vínculo empregatício e do tipo de inserção no mercado de trabalho.

Cabe ao CEREST realizar a capacitação da rede de serviços de saúde, apoiar as investigações de maior complexidade, assessorar a realização de convênios de cooperação técnica, fomentar a formulação de políticas públicas, apoiar a estruturação da assistência de média e alta complexidade para atender aos acidentes de trabalho e agravos contidos na Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho e aos agravos de notificação compulsória.

O CEREST/Vales está localizado no município de Santa Cruz do Sul e atua em uma área de 68 municípios pertencentes a 1ª, 2ª, 6ª, 8ª, 13ª e 16ª Coordenadorias Regionais de Saúde. Possui uma equipe multiprofissional, que atua de forma interdisciplinar, visando a atenção integral à saúde dos trabalhadores da Região dos Vales do Jacuí, Rio Pardo e Taquari. Essa equipe é composta pelos seguintes profissionais:

1 Agente administrativo(a)
1 Enfermeiro(a)
1 Fisioterapeuta
1 Fonoaudiólogo(a)
1 Médico(a) do Trabalho
1 Motorista
1 Psicólogo(a)
1 Servente
1 Técnico(a) de Enfermagem

« Voltar