10 de Novembro Dia Nacional de Prevenção e Combate a Surdez


    O dia 10 de novembro foi instituído pelo Ministério da Saúde em 1997, como o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez.
    Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR) é a perda auditiva provocada pela exposição por tempo prolongado ao ruído. Estima-se que 25% da população trabalhadora exposta seja portadora de PAIR em algum grau. Apesar de ser o agravo mais freqüente à saúde dos trabalhadores, ainda são pouco conhecidos seus dados de prevalência no Brasil. Isso reforça a importância da notificação, que torna possível o conhecimento da realidade e o dimensionamento das ações de prevenção e assistência necessárias. Quando se estudam as perdas auditivas de origem ocupacional, deve-se levar em conta que há outros agentes causais que não somente podem gerar perdas auditivas, independentemente de exposição ao ruído, mas também, ao interagir com este, potencializar os seus efeitos sobre a audição. Entre outros, podem ser citados a exposição a certos produtos químicos, as vibrações e o uso de alguns medicamentos.

Sinais e Sintomas da PAIR:

Auditivos: - perda auditiva; - zumbidos; - dificuldades no entendimento da fala; - menos freqüentes: algiacusia, sensação de audição "abafada", dificuldade na localização da fonte sonora.
Não-Auditivos: - transtornos da comunicação; - alterações do sono; - transtornos neurológicos; - transtornos vestibulares; - transtornos digestivos; - transtornos comportamentais;
Outros efeitos do ruído: - transtornos cardiovasculares; - transtornos hormonais.

Limites de Tolerância (Lts) para ruído contínuo ou intermitente (NR-15)

Clique em exibir as imagens para ver

« Voltar